domingo, 31 de julho de 2011

Os anjos que resgatarão o povo escolhido.

Os anjos que condenarão.

sábado, 30 de julho de 2011

Outra visão de Jerusalém.

No Monte Tabor.

Vale de Jezreel.
A minha Maria Clara
Uma Espirradeira grande e antiga que está plantada
defronte à Basílica da Transfiguração.

Você tem planos para a vinda de Jesus?

Os anjos que condenarão.

Os anjos que resgatarão o povo escolhido.

A segunda vinda de Jesus.

Conheça um pouco de Jerusalém.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um passeio por Belém.

Este é o Hotel Rimonim, em Nazareth, onde ficamos hospedados.

Shalom, Jerusalém!

Kyrie Eleison significa "Senhor, tende piedade!

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade, está pronto, mas a carne é fraca... na vossa paciência salvai vossas almas."

Sobe a Jerusalém.

Esta música é maravilhosa! É uma poesia sobre Maria e Jesus.... sua melodia toca fundo o coração e me faz ter saudades de Jerusalém.

sábado, 23 de julho de 2011

A necessidade de tocar em tudo...


Diante de tantas coisas tão significativas a nós católicos, além da fotografia e das lembranças, há ainda a necessidade de tocar, de sentir, de tentar eternizar um momento levando um pedacinho do lugar. Quando fotografo evidentemente não saio nas fotos, mas na Terra Santa minha mão esquerda saíu em várias fotos, tocando imagens, o chão, rochas,  pedras, flores.

Pedra recolhida no Monte Tabor.

Cajado de José.

Tocando no Menino Jesus.
Toquei o chão onde Jesus pisou; é a 1ª Estação da Via Dolorosa,
onde Jesus caiu pela primeira vez.

Um galho de oliveira, em Haifa.

Um vaso existente em um jardim de cactus, num mosteiro em Haifa.

Atravessando uma rua em Nazareth;
 se o pedestre levantar a mão ou
estiver numa faixa de segurança,
o motorista pára educadamente e ele passa .


domingo, 17 de julho de 2011

Já estamos montando a próxima turma de peregrinação.

Aos interessados em viver ou reviver esta experiência, comunicamos que já estamos montando a próxima turma para peregrinar em 2012. Pesquisaremos com a Obra de Maria e com a Canção Nova a possibilidade de termos novamente como guia espiritual o Pe Gianni. Em breve divulgaremos os preços e as datas. Desta vez será incluído outro roteiro, possivelmente Egito.
Continuem acompanhando as nossas postagens, e qualquer dúvida que tiverem, entrem em contato que nós  responderemos.

sábado, 16 de julho de 2011

O que não se conta no Ocidente.

Desde muito pequenos tomamos conhecimento da história de Jesus. Tudo parece muito distante.... a época em que aconteceram estes fatos lamentáveis e o lugar, do outro lado do Atlântico. Confesso que me imaginar sobrevoando o Oceano Atlântico por longas 10 horas, me aterrorizava. Foi uma libertação ter que idealizar a viagem sabendo que não chegaria à Israel, sem passar por cima deste medo.... vernci! Em nenhum momento me apavorei, pelo contrário, dei forças à Maria Clara que estava impressionada com a notícia da queda de um avião próximo ao dia de nosso embarque.
Visitar a Terra Santa é ficar íntimo do Nosso Senhor; é passar por locais tão tristes que testemunham o Seu amor por nós.... na nossa catequese não nos falaram que existe a cela onde Jesus passou a noite quando foi preso.... esta cela hoje possui uma escada que nos leva ao seu interior, mas naquele tempo havia apenas três degraus; o prisioneiro descia os dois primeiros e depois era empurrado de uma altura de aproximadamente 3 metros. Muitos sofriam fraturas...
 Não nos contaram, também, que existe um lugar debaixo do altar localizado no Calvário uma caixa que só cabe a mão e o prolongamento do braço, onde tocamos o lugar exato onde a Cruz foi fincada.
As imagens que fazemos quando lemos os trechos bíblicos não correspondem mais à realidade; tudo está modernizado, mas o cuidado com a preservação histórica impressiona. Esta cela está no subterrâneo da Basílica de São Pedro, onde há um local, no primeiro piso, que dá a visão onde Jesus foi preso.
O mesmo acontece no Calvário onde se preserva a rocha por onde o sangue de Cristo escorreu; há ainda a pedra onde o Corpo de Jesus foi posto, logo que foi retirado morto da Cruz.
Muitos Cristãos não sabem, (e eu também não sabia) qual a verdadeira explicação dada ao tempo da ressureição de Cristo. No Creio declaramos que foi ao 3° Dia, domingo, mas se fizermos as contas considerando a nossa forma de contar o tempo no Ocidente, não chegaremos a esta conclusão.
O que de fato acontece é que em Israel, às 18h, já é o dia seguinte; se Jesus foi crucificado às 12h e morreu às 15h de sexta-feira, a próxima 18h já seria sábado, e às 18h de sábado já seria domingo.
Também nunca nos contaram que acredita-se que o Jardim do Éden era em Jerusalém. Que a palavra Calvário se traduz como crânio. Que no lugar onde Jesus foi crucificado (o Calvário), foi o lugar onde Adão foi enterrado e que por isso é chamado de Calvário, por conta do crânio de Adão. Dessa forma, o sangue de Jesus caia sobre o crânio de Adão, lavando todo o pecado por ele cometido e remindo toda a humanidade.
A verdade realmente nos liberta!!! Deixamos de nos conformar em apenas rezar algo sem explicação e fomos atrás da resposta.
Como é bom ter dúvidas e saná-las; melhor ainda é saber que os Mistérios de Deus são decifráveis a partir do conhecimento.....mas não esgotáveis!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O deserto.

O nosso guia espiritual Pe Gianni Sgreva, aos domingos, vai ao deserto meditar. Na sua pregação durante nossa visita ao deserto, comparou aquela região à aridez de nossos corações; na foto vemos um oásis, que usando o mesmo princípio, é o que nós, pecadores, temos de tolerância, amor, respeito, consideração ao próximo, comparado ao nosso  imenso deserto interior. Nosso grupo foi o único que visitou o deserto; lá tivemos a oportunidade de conhecer um beduíno com seu camelo; para tirar foto sobre o camelo custa 1 dólar; para o camelo levantar com a pessoa montada, 2 dólares.... tudo tem um preço, nada é exatamente grátis.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

As flores de Israel.



Rosa do Hotel do Vaticano.

Primavera que está no Horto das Oliveiras.
 Israel é um país muito bonito. Paisagens naturais deslumbrantes que vão do deserto às flores. Vários tons enfeitam os caminhos: são primaveras, espirradeiras, rosas de todas as cores... eles possuem uma forma interessante de irrigação; usam mangueiras que serpenteiam entre os pés de flores e os mantém úmidos. Interessante, também, é o fato de que a primavera é de origem brasileira e foi levada para a Europa em 1790 por um botânico, se tornou famosa e se espalhou pelo mundo.



Basílica de São Pedro, em Jerusalém.

A Basílica da Natividade.

Esta é a entrada da Basílica da Natividade, localizada em Belém, sob administração dos Católicos Ortodoxos. A Igreja Católica Romana não tem permissão para celebrar missas nesta Basílica, por isso uma outra Basílica foi contruída ao lado para atender aos fiéis católicos romanos.
A porta que dá acesso é da altura da Maria Clara (criança que está entrando) e foi assim concebida para impedir a invasão dos Persas com seus cavalos; no subsolo da Basílica há a manjedoura que acolheu Jesus no seu nascimento.
 
Essa porta mede 125 centímetros de altura e, com o passar do tempo, ficou conhecida como a "Porta da Humildade" pois sua pouca altura obrigava as pessoas a se curvarem para poder adentrar a igreja.

Comentário Pessoal: Nome muito propício, pois, foi ali que Jesus foi Adorado ao nascer.
   

Visão ampla da velha Basílica da Natividade.
 
Entrada para a manjedoura e para a Basílica da Natividade
dos Católicos Romanos.
 Ela está localizada dentro da velha Basílica.


A majedoura de Jesus.
  
Estrela da Natividade.

A Estrela de Prata marca o local tido como o ponto exato do nascimento de Jesus, ela possui 14 pontas que representam as 14 gerações desde Abraão até o nascimento de Jesus. Por cima estão pendurados candeeiros de azeite, acesos dia e noite.
 

Visão ampla da nova Basílica da Natividade 
 

Jerusalém, a parte velha.

 
A história de Jerusalém começa por volta de 4000 anos atrás, sendo ela, portanto, uma das cidades mais antigas do mundo; se divide em duas: a parte moderna e a parte velha. Este é o portão que dá acesso à cidade velha e nos leva ao Santo Sepulcro. Existem outras entradas, mas esta é a que se localiza próximo ao Hotel do Vaticano.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pentecoste em Jerusalém.

A nossa peregrinação não começou no dia de nossa chegada em Israel. Participamos antes, nos dia 10, 11 e 12 do 1° Congresso de Pentecoste em Jerusalém. Estavam presentes os expoentes da Canção Nova e Obra de Maria. Apesar de não termos conhecimento deste evento, creio que foi uma experiência positiva, pois tivemos a oportunidade de compartilhar da presença de Monsenhor Jonas Abib, Dunga, o músico Sapo, o casal Luzia Santiago e Eto... conhecemos o Hotel do Vaticano, Notre Dame, onde o Papa se hospeda. Foram dois dias de palestras e muito louvor.

Como tudo começou.

No final de 2010 a idéia surgiu: Peregrinar pela Terra Santa! Parecia impossível, pois o valor do pacote era alto, havia ainda o medo do avião... Para arrumar o dinheiro começamos vendendo refrigerantes, água e salgados defronte ao cemitério de Andradina no dia de Finados. O valor arrecado não deu para pagar as camisetas que mandamos fazer.... mas o nosso projeto foi divulgado e muitas pessoas aderiram à idéia. Começamos a Operação Terra Santa com 05 pessoas e graças ao prestígio da Rô, Elaine e Nilza, 16 pessoas embarcaram neste sonho. O grupo de Andradina foi o maior, totalizando 21 pessoas... o grupo era composto de aproximadamente 150 pessoas.