sábado, 16 de julho de 2011

O que não se conta no Ocidente.

Desde muito pequenos tomamos conhecimento da história de Jesus. Tudo parece muito distante.... a época em que aconteceram estes fatos lamentáveis e o lugar, do outro lado do Atlântico. Confesso que me imaginar sobrevoando o Oceano Atlântico por longas 10 horas, me aterrorizava. Foi uma libertação ter que idealizar a viagem sabendo que não chegaria à Israel, sem passar por cima deste medo.... vernci! Em nenhum momento me apavorei, pelo contrário, dei forças à Maria Clara que estava impressionada com a notícia da queda de um avião próximo ao dia de nosso embarque.
Visitar a Terra Santa é ficar íntimo do Nosso Senhor; é passar por locais tão tristes que testemunham o Seu amor por nós.... na nossa catequese não nos falaram que existe a cela onde Jesus passou a noite quando foi preso.... esta cela hoje possui uma escada que nos leva ao seu interior, mas naquele tempo havia apenas três degraus; o prisioneiro descia os dois primeiros e depois era empurrado de uma altura de aproximadamente 3 metros. Muitos sofriam fraturas...
 Não nos contaram, também, que existe um lugar debaixo do altar localizado no Calvário uma caixa que só cabe a mão e o prolongamento do braço, onde tocamos o lugar exato onde a Cruz foi fincada.
As imagens que fazemos quando lemos os trechos bíblicos não correspondem mais à realidade; tudo está modernizado, mas o cuidado com a preservação histórica impressiona. Esta cela está no subterrâneo da Basílica de São Pedro, onde há um local, no primeiro piso, que dá a visão onde Jesus foi preso.
O mesmo acontece no Calvário onde se preserva a rocha por onde o sangue de Cristo escorreu; há ainda a pedra onde o Corpo de Jesus foi posto, logo que foi retirado morto da Cruz.
Muitos Cristãos não sabem, (e eu também não sabia) qual a verdadeira explicação dada ao tempo da ressureição de Cristo. No Creio declaramos que foi ao 3° Dia, domingo, mas se fizermos as contas considerando a nossa forma de contar o tempo no Ocidente, não chegaremos a esta conclusão.
O que de fato acontece é que em Israel, às 18h, já é o dia seguinte; se Jesus foi crucificado às 12h e morreu às 15h de sexta-feira, a próxima 18h já seria sábado, e às 18h de sábado já seria domingo.
Também nunca nos contaram que acredita-se que o Jardim do Éden era em Jerusalém. Que a palavra Calvário se traduz como crânio. Que no lugar onde Jesus foi crucificado (o Calvário), foi o lugar onde Adão foi enterrado e que por isso é chamado de Calvário, por conta do crânio de Adão. Dessa forma, o sangue de Jesus caia sobre o crânio de Adão, lavando todo o pecado por ele cometido e remindo toda a humanidade.
A verdade realmente nos liberta!!! Deixamos de nos conformar em apenas rezar algo sem explicação e fomos atrás da resposta.
Como é bom ter dúvidas e saná-las; melhor ainda é saber que os Mistérios de Deus são decifráveis a partir do conhecimento.....mas não esgotáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário